segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dica de leitura da semana



Nome do livro: A Terra vista de alto
Nome do autor(a): Fernando Canoro
Editora: FTD

Por que você recomenda a leitura desse livro?
"O livro é muito legal. Fala de um menino cujo sonho era andar de balão. Num certo dia, ele mandou uma carta para um programa de televisão. Passaram-se muitos dias e nada da carta ser respondida. Então, certo dia, ele recebeu uma ligação, a mãe dele atendeu, era o pessoal do programa de TV. Eles disseram que não ia dar para realizar o sonho dele porque eles não acharam nenhum baloeiro. O menino ficou muito triste. Depois de alguns dias, ele recebeu outra ligação e o programa disse que eles haviam encontrado um baloeiro. O menino ficou muito feliz...  
Se você gostou...corra à biblioteca."     

Breno Renato - 9ºB

Pau de Fita

As danças populares fazem parte do repertório de danças do Brasil, sendo uma forma de dialogar com o corpo através da riqueza musical, gestualidade e simbolismo de suas composições.
Através da dança - Pau de fita - os estudantes aprenderam a contextualizar as noções históricas, étnicas, estéticas e sócio-culturais das danças populares brasileiras; não só vivenciando a dança, como também conhecendo os aspectos humanos das culturas regionais (figurino, repertório musical, etc.).

Professora Rita R, Mattos


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Trabalhando as medidas

Os alunos do 5º B realizaram atividades concretas nas aulas de matemática. Em uma dessas atividades, os alunos mediram a sala de aula utilizando um pedaço de barbante de 1 metro.





Meu Monstrinho de Estimação

Os estudantes do 5º ano B realizaram várias atividades no decorrer deste semestre. Na disciplina de português, realizaram um projeto chamado “Meu Monstrinho de Estimação”, no qual, através de uma redação criaram seu personagem contando suas características; depois produziram com material reciclável o “monstrinho” que haviam imaginado e escrito, trazendo a “vida” personagens divertidos.

Esse monstrinho


Era uma vez um monstrinho chamado  Natiel. Ele era bem atrapalhado. Ele gostava de fazer amigos e sempre encontrava seus amigos por perto.

Ele faz tudo para as pessoas rirem.
A fruta  preferida dele é a uva.  E a comida favorita é macarrão com  molho.

Kevin Monice da Silva 5ºB



O Monstrinho
Esse monstrinho é muito legal. Mas, às vezes, ele pode assustar e ser muito malvado, quando o provocamos. 
Ele toma banho, almoça, brinca e estuda. Ele nunca falta da escola. Às vezes, ele briga, mas ele é bonzinho.

Maria Naizi Silva dos Santos 5ºB


domingo, 2 de setembro de 2012

Paráfrase de Fábulas


A Lebre e a Tartaruga 


A Lebre não perdia a chance de se gabar de que era  a mais veloz. Certo dia, a Tartaruga desafiou a lebre a uma corrida.


___ Tenho certeza de que se apostarmos uma corrida serei a vencedora. Desafiou a Tartaruga.
___ Eu? Perder uma corrida para você? Essa é boa!


___ Por quê? Está com medo de perder?
___ Não.
No dia seguinte, a Raposa foi a juíza. Foi só ela dar o sinal da largada que a Lebre passou com toda a velocidade, mas a Tartaruga continuou a disputa.
"Se a molenga passar, é só correr um pouco que eu a ultrapasso." Pensou a Lebre.
A Lebre dormiu tanto que a Tartaruga a ultrapassou e granhou a corrida.
Até hoje, todos se lembram de uma certa tartaruga que venceu a Lebre em uma disputa.

Moral: Quem segue devagar e sempre chega na frente.

Kaio Henrique A. Brasil 4ºB

O Corvo e o Pavão

O Pavão não perdia a change de se gabar:
___ Eu sou a ave mais bonita da Terra.
Ouvindo todo aquela blábláblá do Pavão com a ndorinha, o Corvo disse:
___ Pavão, você pode ser bonito, mas... Perfeito não é.
Ouvindo aquilo, abriu suas penas como um leque e, enfurecido, disse:
___ E quem é você? Pássaro feio, aprendiz de bruxa.
___ Sou uma ave que enxerga muito bem.
___ Pois eu discordo, se enxergasse bem, veria que eu sou lindo, deslumbrante, um máximo em penas!
___ Bom, uma parte disso é verdade; mas, seus pés são muito feios.
___ Hã??
O Pavão que andava sempre com a cabeça empinada, pela primeira vez, reparou nos seus pés; eram feios de dar dó.
O pavão ficou deprimido por um bom tempo.

Moral: Nenhuma beleza é perfeita.




Giovanna Batistuzzo Martins 4ºB



A Era do Gelo

            Depois de assistirem ao filme "A Era do Gelo 4" os alunos do 3º ano B reproduziram algumas das cenas do filme nos desenhos abaixo.

Bárbara Cristine Dias de Moraes 3°B


Giulia 3º B



Meio ambiente


Após discussão e reflexão sobre a falta de respeito e compromisso com o lugar em que vivemos e o que ele representa em nossa vida, a aluna Vitória do 3º termo produziu um texto consciente para despertar cada cidadão que ainda não se educou para promover um mundo melhor.
Professora Sueli


O meio ambiente e você cidadão

Nós vivemos num mundo que precisa de cuidados. Precisamos ter consciência de que o lugar em que vivemos tem que estar sempre em ordem. São pequenos gestos que se tornam de grande valor.
O simples fato de você pegar um papel de bala do chão  ou uma bituca de cigarro e jogar no lixo,  já é um grande passo para melhorar o lugar onde  você vive. Separar o lixo, deixar terrenos baldios sempre limpos são formas inteligentes de ajudar o meio ambiente.
A educação ambiental começa dentro de casa. Ensinando  seu filho a jogar o lixo no lugar certo,  podemos deixar um mundo melhor para os outras gerações.


Vitória Santos Moitinho - 3º  Termo

Amigos

Meus amigos são muito legais
são sensacionais
são tão legais
pena que falam demais
e não me deixam fazer a lição em paz.

Stefany 3º ano A

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Projeto: (Re)aproveitando alimentos

Diante da implantação da "Proposta curricular flexibilizada da EJA" é necessário trabalhar em sala de aula com diferentes atividades que propiciem a aprendizagem do aluno, utilizando recursos que viabilizem uma aula dinâmica e a participação de situações-problema que ajudem o aluno a aprender a pensar, estudar um assunto de forma contextualizada e abordá-lo em todos os seus aspectos e relações com os problemas sociais e cotidianos em diferentes disciplinas.  

Nesse sentido, o projeto (re)aproveitando objetiva trabalhar os conteúdos das disciplinas de forma a serem incorporados ao dia a dia do aluno, melhorando sua qualidade de vida e contribuindo para a mudança de postura com relação ao desperdício de alimentos.
Inicialmente os alunos pesquisam e trazem receitas que aproveitam partes de alimentos geralmente desprezadas, como talos, folhas, cascas e entre-cascas. O segundo passo é a escolha de uma receita pela classe, levando-se em consideração os seguintes fatores: a facilidade de encontrar o produto, o custo do produto e a praticidade no preparo da receita. A classe responsável por aquela receita se organiza para trazer os ingredientes em quantidades calculadas nas aulas e  dividem as tarefas para o dia da realização da atividade.


O terceiro passo é a abordagem das questões inerentes à receita escolhida, seguida de sua degustação, de forma a envolver os alunos e priorizar a aprendizagem significativa dos conteúdos utilizando livros de ciências, matemática, mapas do Brasil e do mundo, lousa e vídeo.


Professora Ademilde

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Atividade Cultural - Dia do Índio - EJA



Confraternização e oficina de cartões para o dia das mães - EJA I e II


Visita à Exposição "Memória e Altar"

Em junho, os alunos da EMEF Orlando Carpino visitaram a Exposição "Memória e Altar" no espaço CPFL Cultura.


Durante a visita, os alunos puderam apreciar mais de 400 peças, entre esculturas, máscaras, objetos, de materiais e tamanhos variados (madeira, marfim, bronze, etc, de 6 a 169 cm) organizados por temática em vitrines, estantes e cubosas.  


De acordo com os organizadores da exposição, "memória teria como significado o culto africano aos antepassados através de relicários e o culto ameríndio ao registro de sua história em peças cerâmicas e esculturas" e "altar se referiria ao culto africano dos antepassados em altares encontrados dentro de suas próprias casas, assim como aos altares de sacrifícios das culturas ameríndias."

Releituras da obra "Abaporu" de Tarsila Amaral - 4ºB

Bianca Elena
                                                 Rafaela


Gabriele             -        João Vitor

Professora orientadora: Regina Marques

Produção Artística - 4º A


Professora orientadora: Regina Marques


Professora orientadora: Cida Amaral 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Protagonismo


Ser protagonista é estar à frente da história que se vive. Devemos ser protagonistas de nossa própria vida, buscando escolher bem nosso terreno de caminhada e estando dispostos a aprender sempre, seja no terreno de fácil acesso, como no terreno mais difícil. Devemos aprender a contornar os obstáculos, a ultrapassá-los e até aprendermos com as quedas do caminho escolhido.

Em nossa escola, alguns alunos e alunas estão trilhando o caminho do aprendizado, que ultrapassa os conteúdos trabalhados nas disciplinas estudadas. Eles fazem parte de um projeto de protagonismo iniciando em 2011 e que neste ano se vê ampliado. 


Hoje temos uma parceria com o projeto "educar" da D'Paschoal. A escola possui cinco alunos que fazem parte da equipe azul, que se reúne duas vezes por semana no SESC. Esses alunos procuram passar o que aprendem ao grupo verde, formado na escola e que se reúne, também, duas vezes por semana.

Ser um protagonista envolve o aprendizado da convivência, exercida no aprendizado mútuo, na multiplicação de valores construtivos que promovem o bem-estar de todos, levando cada participante a assumir sua parcela de responsabilidade por si e pelo grupo, com o qual convive.

Faço parte desse processo, com muita felicidade, como adulto responsável, como ponto de referência para as necessidades dos alunos e como elo do projeto Educar. Será muito bom ver este trabalho crescer e originar bons frutos. Trata-se de uma semente, ou melhor, de várias sementes, plantadas no terreno com a força da boa vontade e cultivadas com a constância das boas atitudes.

Esperamos que as ações contagiem outras pessoas e que estas venham somar esforços e dividir sorrisos.

Prof. Afonso H. Pazini

Educação Física na EJA


A proposta desenvolvida em nossa escola, em que o aluno realiza as aulas dentro do próprio período, oportuniza a vivência da prática corporal em diversos jogos e atividades, motivando-os para uma vida mais saudável, tanto no aspecto físico, como  mental e social.          


                                   
Outro aspecto muito importante foi  a integração e a inserção de todos os alunos nas práticas corporais, melhorando também  o equilíbrio das relações sociais, das atitudes de cooperação, solidariedade, respeito e comportamentos não discriminatórios. 

Professora Rita Mattos