Diante da implantação da "Proposta curricular flexibilizada da EJA" é necessário trabalhar em sala de aula com diferentes atividades que propiciem a aprendizagem do aluno, utilizando recursos que viabilizem uma aula dinâmica e a participação de situações-problema que ajudem o aluno a aprender a pensar, estudar um assunto de forma contextualizada e abordá-lo em todos os seus aspectos e relações com os problemas sociais e cotidianos em diferentes disciplinas.
Nesse sentido, o projeto (re)aproveitando objetiva trabalhar os conteúdos das disciplinas de forma a serem incorporados ao dia a dia do aluno, melhorando sua qualidade de vida e contribuindo para a mudança de postura com relação ao desperdício de alimentos.
Inicialmente os alunos pesquisam e trazem receitas que aproveitam partes de alimentos geralmente desprezadas, como talos, folhas, cascas e entre-cascas. O segundo passo é a escolha de uma receita pela classe, levando-se em consideração os seguintes fatores: a facilidade de encontrar o produto, o custo do produto e a praticidade no preparo da receita. A classe responsável por aquela receita se organiza para trazer os ingredientes em quantidades calculadas nas aulas e dividem as tarefas para o dia da realização da atividade.
O terceiro passo é a abordagem das questões inerentes à receita escolhida, seguida de sua degustação, de forma a envolver os alunos e priorizar a aprendizagem significativa dos conteúdos utilizando livros de ciências, matemática, mapas do Brasil e do mundo, lousa e vídeo.
Professora Ademilde